- Representação da cultura brasileira pela mídia
No
ano de 1990, a novela Pantanal, que abordava o tema do sertanejo/caipira, foi
exibida em uma emissora de TV em horário nobre. E foi a novela de maior índice
de audiência já constatado nos dias atuais. Com base nisso as emissoras de TV
investiram em outras, também de grande audiência, tais como: Renascer, Paraíso,
America e Cabocla.
As
novelas citadas abordaram a cultura do caipira/caboclo/sertanejo através de
três personagens principais: peão, o fazendeiro e a mocinha.
·
Peão: homem valente,
guerreiro, justiceiro, correto, solitário e sofredor de amor.
·
O fazendeiro: dono de
grandes terras, autoritário, controlador político, utiliza do seu poder
econômico para garantir vantagens.
·
A mocinha: donzela,
imaculada e indefesa.
- Análise sobre a representação da cultura pela mídia
As
telenovelas por trabalhar com imagens de personagens estereotipados,
simplificados e procurando reduzir a complexidade ou elementos de um problema,
interfere no imaginário de cada receptor, causando-lhes um efeito narcotizante.
Logo
a Indústria Cultural, os meios de comunicação de massa surgem com as suas
telenovelas em horário nobre, horário que os trabalhadores estão chegando em
suas residências depois de um exaustivo dia de trabalho, afastando-lhes deste
dia que nem sempre é interessante e oferecendo para
seu publico personagens rotulados. Generalizando suas aparências, roupas,
comportamentos, características e cultura. Fazendo com que indivíduos sem
conhecimento prévio sobre determinados grupos sociais se baseiem em suas
opiniões e as tornam como verdadeiras, formando uma cultura homogênea.
A televisão é um dos meios mais fortes de
Comunicação de massa e é a partir daí que a telenovela entra, como um desses
narcotizantes: A Telenovela é um produto da Cultura de massa. Ela faz
representações da cultura brasileira e do cotidiano levando à identificação e
até mesmo à exaltação daquele modo de vida que é fictício. Mas isso só faz
sentido porque há uma sociedade de consumo, onde a telenovela é um
"bem" a ser consumido. A popularidade das novelas não se mede somente
pela colocação do Ibobe (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e
Estatística), mas pelo efeito que a mesma tem de alienação e fuga da realidade.
Ela adentra na cultura do indivíduo, influenciando nos seus gostos e no seu
cotidiano. Ela está inserida na sociedade de consumo, e nos bens consumidos.
Fica claro por tanto, que a
intenção da Indústria Cultural através das telenovelas é ofuscar a percepção de
todas as pessoas, principalmente daquelas que são formadoras de opinião.
Impedindo a formação de indivíduos autônomos. Na Indústria Cultural, tudo vira
negócio e o homem não passa de um mero instrumento de trabalho e de consumo.
Barra
do Garças/2013
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