12 agosto 2013

  1. Representação da cultura brasileira pela mídia
No ano de 1990, a novela Pantanal, que abordava o tema do sertanejo/caipira, foi exibida em uma emissora de TV em horário nobre. E foi a novela de maior índice de audiência já constatado nos dias atuais. Com base nisso as emissoras de TV investiram em outras, também de grande audiência, tais como: Renascer, Paraíso, America e Cabocla.
As novelas citadas abordaram a cultura do caipira/caboclo/sertanejo através de três personagens principais: peão, o fazendeiro e a mocinha.
·         Peão: homem valente, guerreiro, justiceiro, correto, solitário e sofredor de amor.
·         O fazendeiro: dono de grandes terras, autoritário, controlador político, utiliza do seu poder econômico para garantir vantagens.
·         A mocinha: donzela, imaculada e indefesa.

  1. Análise sobre a representação da cultura pela mídia
As telenovelas por trabalhar com imagens de personagens estereotipados, simplificados e procurando reduzir a complexidade ou elementos de um problema, interfere no imaginário de cada receptor, causando-lhes um efeito narcotizante.
Logo a Indústria Cultural, os meios de comunicação de massa surgem com as suas telenovelas em horário nobre, horário que os trabalhadores estão chegando em suas residências depois de um exaustivo dia de trabalho, afastando-lhes deste dia que nem sempre é interessante e oferecendo para seu publico personagens rotulados. Generalizando suas aparências, roupas, comportamentos, características e cultura. Fazendo com que indivíduos sem conhecimento prévio sobre determinados grupos sociais se baseiem em suas opiniões e as tornam como verdadeiras, formando uma cultura homogênea.
A televisão é um dos meios mais fortes de Comunicação de massa e é a partir daí que a telenovela entra, como um desses narcotizantes: A Telenovela é um produto da Cultura de massa. Ela faz representações da cultura brasileira e do cotidiano levando à identificação e até mesmo à exaltação daquele modo de vida que é fictício. Mas isso só faz sentido porque há uma sociedade de consumo, onde a telenovela é um "bem" a ser consumido. A popularidade das novelas não se mede somente pela colocação do Ibobe (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), mas pelo efeito que a mesma tem de alienação e fuga da realidade. Ela adentra na cultura do indivíduo, influenciando nos seus gostos e no seu cotidiano. Ela está inserida na sociedade de consumo, e nos bens consumidos.
Fica claro por tanto, que a intenção da Indústria Cultural através das telenovelas é ofuscar a percepção de todas as pessoas, principalmente daquelas que são formadoras de opinião. Impedindo a formação de indivíduos autônomos. Na Indústria Cultural, tudo vira negócio e o homem não passa de um mero instrumento de trabalho e de consumo.
  

Barra do Garças/2013

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